top of page

Descubra que vinho combina com pizza na harmonização e como escolher o vinho ideal para pizza Brasil

Atualizado: 15 de jun. de 2022

A combinação de pizza brasileira com vinho é feita pelo sabor.

As pizzas brasileiras levam cobertura generosa, mistura de ingredientes e o molho é quase imperceptível.


Nesse caso, é o ingrediente mais aparente que pautará a escolha do vinho.

Normalmente, a pizza leva até o nome desse ingrediente, como Calabresa, Rúcula, Palmito, Atum. Devemos aplicar as regrinhas de harmonização que usamos para o tal ingrediente em outras receitas.


Pizzas com embutidos

Para pizzas com embutidos, como calabresa, lombinho ou peperoni, a opção é um vinho com sabor mais intenso e tânico, para limpar a gordura oriunda da proteína animal. Vinhos das uvas Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Tempranillo e Touriga Nacional vão muito bem. Cuidado apenas com a pimenta. Caso seja muito forte, escolha um vinho com baixo teor alcoólico. Pois álcool intensifica o ardido da pimenta.


Pizzas com queijo

Pizzas que tem queijo como ingrediente principal, como Margherita, muçarela e 4 queijos precisam de um vinho com mais acidez, para limpar a gordura, e aromático, para neutralizar o aroma do queijo. Se o vinho tiver textura untuosa, melhor ainda. Boas opções: Torrontés, Chardonnay e espumantes brut ou nature.


Pizza com proteína branca

Pizzas que levam proteínas brancas, como frango e peixe, podem ir com vinho branco mais estruturado ou então um rosé. Frango com Catupiry com Chardonnay; atum com um rosé de cor mais escura e aliche com Alvarinho. Pizzas com verduras vão bem com brancos aromáticos, como pizza de rúcula um Chenin Blanc ou palmito com Sauvignon Blanc. E as de legumes ou cogumelos podem transitar entre branco e tinto. Por exemplo, berinjela e cogumelo vão muito bem com Pinot Noir.


Pizza doce

Pizza doce também pode e deve ser acompanhada por um vinho. Os espumantes doces e os vinhos de sobremesa são perfeitos para essas receitas. Combine um vinho do Porto Ruby jovem com uma pizza de chocolate; um colheita tardia com chocolate branco, e um espumante moscatel com uma pizza de banana e leite condensado. Mas se a ideia é inovar, prove harmonizar a pizza doce com um vinho tranquilo. Tente um Merlot para acompanhar pizza com chocolate ao leite, Riesling para a de chocolate branco e Chardonnay com as de frutas. É uma experiência surpreendente.


https://reserva85.com.br/harmonizacao/como-harmonizar-vinho-com-comida/harmonizacao-de-pizza-com-vinho/




6 visualizações0 comentário
Whatsapp-PNG.png
bottom of page